O Benefício Variável à Gestante é uma ampliação do Bolsa Família para, durante a gestação, aumentar a proteção à mãe e ao bebê já contemplados pelo programa, auxiliando na renda familiar durante a fase do desenvolvimento intrauterino da criança.
O benefício é concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mas para ter acesso ao dinheiro e contar com esse auxílio o mais rápido possível, é fundamental o registro imediato da gestação no Sistema de Gestão do PBF na Saúde. Gestantes do Bolsa Família precisam comparecer ao serviço de saúde e informar que estão grávidas e, caso estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo PBF, podem receber o benefício. Independente do estágio de gravidez, o pagamento do Benefício Variável de R$32 é feito em nove parcelas, mas caso não compareça às consultas de pré-natal agendadas e realizar os exames solicitados, o repasse poderá ser suspenso.
Todos nós somos responsáveis pela saúde das crianças, mesmo antes de seu nascimento, melhorando as perspectivas de desenvolvimento adequado. O Programa Bolsa Família, criado pela Lei nº 10.836 de 09, de janeiro de 2004, já previa a concessão do benefício variável à gestante, constituindo-se numa política intersetorial voltada ao enfrentamento da pobreza de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica (BOLSA FAMÍLIA).
O município de Presidente Tancredo Neves já acompanhou na 2ª Vigência de 2012 (período que se estente de 01 de julho a 31 de dezembro de 2012) 134 gestantes. A meta do município é de 139 gestantes para serem acompanhadas o que deve ocorrer nos próximos dois meses até o fim dessa vigência. Na 1ª vigência de 2012, o município acompanhou 149 gestantes, dez a mais do que estipulado pelo Ministério da Saúde. É o trabalho realizado com muita seriedade e respeito pelos profissionais e coordenação da saúde deste município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário