quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PSE - PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA


Instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, o PSE, surgiu,como uma Política intersetorial entre MS e ME na perspectiva da atenção integral a saúde de crianças e adolescentes no ensino básico público.Objetivo:
 Contribuir para a formação integral dos estudantes com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o  pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública. 
  Promover a articulação de saberes, a participação de alunos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política.
As áreas de atuação do PSE:
      Alimentação  e Nutrição 
      Atividade física
      Atividade de saúde sexual e reprodutiva
      Promoção à cultura e a Paz
      Prevenção contra violências e agravos
      Prevenção do uso de drogas
      Avaliação auditiva, oftalmológica, psicossocial e odontológica.


A Secretaria de Saúde de Presidente Tancredo Neves pactuou o acompanhamento de 500 alunos no Bloco I  - avaliação clínica e psicossocial e 1.000 alunos Bloco II  - promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos para cada equipe de saúde da família que totalizam 06 unidades no município, perfazendo um total de 3.000 alunos e 6.000 alunos, respectivamente.

A Secretária Municipal de Saúde parabeniza a Coordenadora do PSE no Município a Enfermeira Jakeline Andrade, todas as equipes de saúde da família e a Secretaria de Educação pelo empenho em alcançar os indicadores propostos pelo Governo Federal.

Salientamos, também, que o trabalho do PSE de nosso município, em termos regionais, mereceu destaque em reunião da Microrregião (4ª e 29ª DIRES). Apenas 03 municípios dos 23 que compõem a microrregião apresentaram informações no sistema do SIMEC, sendo que apenas o município de Presidente Tancredo Neves alcançou 90% dos educandos. 


O município que não alcançar o indicador de 70% não poderá requerer o recurso do PSE no próximo ano que equivale a R$ 42.000,00 para serem usados em trabalhos integrados entre a saúde e a educação.

Nenhum comentário: