sexta-feira, 20 de julho de 2012

PROGRAMA MEDICAMENTO EM CASA

A Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao Programa Medicamento em Casa que foi desenvolvido pela SESAB e o Ministério da Saúde. Para iniciar o programa, o município inicialmente aderiu apenas nas unidades de saúde que fazem parte do PMAQ (Programa de Melhoria de Qualidade da Atenção Básica) que são as Unidades de Saúde da Família de Moenda, Corte de Pedra e da Serraria. Posteriormente, as outras unidades de saúde deverão fazer a adesão.

Segundo informações da SESAB, A ação busca não só assegurar o acesso dos pacientes aos medicamentos que tanto necessitam - já que os mesmos não terão mais que se deslocar para as unidades de saúde -, mas contribuir para um melhor acompanhamento do estado de saúde de portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ter acesso ao programa, o paciente tem que ser referenciado pela Estratégia Saúde da Família (ESF), ser atendido em uma Unidade Saúde da Família (USF), fazer um cadastro no Programa Saúde da Família (PSF) e passar por avaliação de um médico, que vai decidir pela prescrição do medicamento. Já os municípios que desejam participar do programa devem entrar em contato com a Coordenação de Projetos Especiais da SESAB. A distribuição dos medicamentos é feita pelos Correios, em formato semelhante ao da entrega de cartas e o prazo para recebimento é de até quatro dias. As remessas estão cadastradas no sistema on-line dos Correios (www.correios.com.br).

Objetivos do Programa

  • Garantir o acesso a medicamentos essenciais a pacientes com diabetes e hipertensão;
  • Garantir o acesso a anticoncepcionais orais e preservativos dos assistidos pelo Programa de Planejamento Familiar;
  • Contribuir para o fortalecimento da Rede Básica de Saúde;
  • Fortalecer a Assistência Farmacêutica Básica;
  • Possibilitar a humanização da assistência através da redução das filas nas farmácias das Unidades Básicas e melhorar a adesão terapêutica e reduzir complicações a médio e longo prazo.

Nenhum comentário: