sexta-feira, 20 de julho de 2012

PROGRAMA MEDICAMENTO EM CASA

A Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao Programa Medicamento em Casa que foi desenvolvido pela SESAB e o Ministério da Saúde. Para iniciar o programa, o município inicialmente aderiu apenas nas unidades de saúde que fazem parte do PMAQ (Programa de Melhoria de Qualidade da Atenção Básica) que são as Unidades de Saúde da Família de Moenda, Corte de Pedra e da Serraria. Posteriormente, as outras unidades de saúde deverão fazer a adesão.

Segundo informações da SESAB, A ação busca não só assegurar o acesso dos pacientes aos medicamentos que tanto necessitam - já que os mesmos não terão mais que se deslocar para as unidades de saúde -, mas contribuir para um melhor acompanhamento do estado de saúde de portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ter acesso ao programa, o paciente tem que ser referenciado pela Estratégia Saúde da Família (ESF), ser atendido em uma Unidade Saúde da Família (USF), fazer um cadastro no Programa Saúde da Família (PSF) e passar por avaliação de um médico, que vai decidir pela prescrição do medicamento. Já os municípios que desejam participar do programa devem entrar em contato com a Coordenação de Projetos Especiais da SESAB. A distribuição dos medicamentos é feita pelos Correios, em formato semelhante ao da entrega de cartas e o prazo para recebimento é de até quatro dias. As remessas estão cadastradas no sistema on-line dos Correios (www.correios.com.br).

Objetivos do Programa

  • Garantir o acesso a medicamentos essenciais a pacientes com diabetes e hipertensão;
  • Garantir o acesso a anticoncepcionais orais e preservativos dos assistidos pelo Programa de Planejamento Familiar;
  • Contribuir para o fortalecimento da Rede Básica de Saúde;
  • Fortalecer a Assistência Farmacêutica Básica;
  • Possibilitar a humanização da assistência através da redução das filas nas farmácias das Unidades Básicas e melhorar a adesão terapêutica e reduzir complicações a médio e longo prazo.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

CIRURGIAS DE CATARATA - SAÚDE EM MOVIMENTO

No período de 02 a 10 de julho de 2012, o município de Presidente Tancredo Neves participou do programa Saúde em Movimento que tem por objetivo atender os pacientes com idade superior a 60 anos. Eles passam por consulta ambulatorial e exames e, se diagnosticada a doença (catarata), são submetidos à cirurgia. No total, a Secretaria de Saúde encaminhou para o município de Mutuípe 89 pessoas, sendo que destes, 15 realizaram a cirurgia de catarata. Nos dias 07, 09 e 10/07/2012, os pacientes que realizaram a cirurgia retornaram para fazer a revisão.

Segundo a médica Oftalmologista Daniele Ozores, a catarata é a opacificação do cristalino, o que faz com que a visão fique prejudicada. O procedimento para correção é feito rapidamente. "Na cirurgia é retirado o cristalino opaco e colocado um novo, a recuperação é rápida e em 30 dias o paciente tem a visão totalmente recuperada", disse Daniele Ozores (http://www.saude.ba.gov.br).







quarta-feira, 11 de julho de 2012

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE COMEMORAM 16 ANOS DE TRABALHOS



Em 11 de junho de 1996, tiveram início as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde no município de Presidente Tancredo Neves. A Secretaria Municipal de Saúde parabeniza os Agentes Comunitários de Saúde pelo 16° ANIVERSÁRIO de trabalhos dedicados à população deste município. Durante esse período, os ACS realizaram as seguintes atividades, com base na Portaria 2.488:

· Trabalharam com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea;

· Cadastraram todas as pessoas de sua microárea e mantiveram os cadastros atualizados;

· Orientaram as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;

· Realizaram atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

· Acompanharam, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade;

· Desenvolveram ações de integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;

· Desenvolveram atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à Dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; e,

· Estiveram em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família e outros programas similares de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal.

VEJAM ALGUMAS FOTOS DA TRAJETÓRIA DOS ACS EM TANCREDO NEVES!





terça-feira, 10 de julho de 2012

PALESTRA PARA PACIENTES INSULINODEPENDENTE

A Equipe de Saúde da Família do Ginásio promoveu palestra sobre Diabetes Mellitus no dia 09 de julho. Foram abordados os seguintes tópicos: O que é fator de risco? tipos, manifestações clínicas, tratamento, uso de insulina, armazenamento, transporte e local da aplicação. Na oportunidade os pacientes realizaram consulta medica e renovaram receituário medico. A USF tem 23 pacientes insulinodependente. A equipe disponibiliza caixas de isopor para transporte de insulina (USF - CASA).






CAPACITAÇÃO PARA VACINADORES

A Vigilância Epidemiológica realizou CAPACITAÇÃO PARA VACINADORES DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL NO DIA 10/07/2012. VEJA FOTO NO FACEBOOK.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL

A secretaria Municipal de Saúde informa que a CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL, estará acontecendo no período de 09 de julho a 09 de agosto.

Algumas Recomendações:

· Cães dóceis devem estar com coleira e guia. Devem ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina;

· Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los; crianças não devem levar os animais para vacinar;

· Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas;

· Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para que se evitem fugas ou acidentes;

· Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.

· As Unidades de Saúde estarão disponibilizando a vacina no período da tarde durante a campanha. O DIA NACIONAL estará sendo realizado no dia 28 de julho (sábado).

· Outras informações sobre raiva estão disponíveis por meio do Disque Saúde (0800- 61-1997) e site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/svs).